top of page
Buscar

Sopas Frias para Noites Quentes




GAZPACHO DE TOMATES ASSADOS E MELANCIAS

3 tomates caqui ( de preferência, Momotaro)

400 g de melancia picada

3 dentes de alho picado

5 col sopa de azeite

2 col chá de açúcar

1/2 pepino picado

2 col sopa de vinagre de jerez

1 col sopa de mostarda

folhas de manjericão para decorar

croutons  para decorar

gotas de óleo de gergelim para decorar

Coloque os tomates e o alho numa assadeira, regue com 1 col sopa de azeite e leve-os ao forno baixo(100º) por 1 hora.. Coloque numa tigela e reserve.

Na mesma tigela coloque o pepino picado, a melancia, o vinagre,a mostarda, o azeite restante e o açúcar. Cubra com água gelada e deixe tomar gosto por 30 minutos.

Bata tudo com o mixer. Se necessário, coloque mais água e acerte o sal

Sirva em copinhos, bem gelado, decorando com o manjericão picadinho, duas gotinhas de óleo de gergelim e croutons

 

VICHYSSOISE



4 colheres de sopa de manteiga

5 alhos-porros, só a parte branca, cortados em fatias finas

3 batatas médias, cortadas em cubinhos

4 xíc caldo de galinha claro

2 xíc creme de leite fresco

1 pitada de noz-moscada ralada

sal e pimenta-do-reino

10 talos de ciboulette, bem picados 

Coloque a manteiga no caldeirão e derreta em fogo baixo.

Quando estiver derretida, adicione o alho-porró e refogue por 5 minutos, tomando cuidado para não deixar dourar. Acrescente a batata e cozinhe por I a 2 minutos, mexendo algumas vezes. Junte o caldo de galinha e espere levantar fervura. Diminua o fogo e cozinhe vagarosamente por 30 minutos ou até o alho-porró e a batata ficarem moles. Deixe esfriar por alguns minutos. Sem pressa e em pequenos lotes, bata a sopa no liquidificador até virar um creme. Quando toda a sopa estiver batida, devolva ao caldeirão e adicione o creme de leite e a noz-moscada, misturando com o batedor. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Quando ferver, diminua o fogo e cozinhe por mais 5 minutos. A essa altura, se for necessário, será possível afinar a sopa com um pouco de caldo de galinha. Transfira a sopa para a tigela e esfrie em banho de gelo, mexendo de vez em quando. Quando ela atingir a temperatura ambiente (e só quando estiver à temperatura ambiente), cubra com filme plástico e guarde na geladeira para servir no dia seguinte ou até gelar. Quando chegar a hora de servir, verifique o tempero, salpique com a cebolinha-verde picada e sirva em tigelas geladas.

Esta sopa fica bem melhor no dia seguinte, mas guarde-a na geladeira sempre coberta com filme plástico (não papel-alumínio) porque ela pega o gosto de outros alimentos. Nunca leve à geladeira enquanto estiver quente.

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page