Buscar

E AGORA OS PEIXES CRÚS QUE NÃO SÃO SUSHI E SASHIMI

Após o post das receitas frias com carne3 picada, recebi uma serie de mensagens, pedindo receitas com peixes. Pois bem , o povo pediu, aí vão:


TARTARE DE SALMÃO

400 g de salmão picados na "ponta de faca"

150 g de salmão defumado picado

2 tomates sem pele e sementes, picadinhos

2 col sopa de alcaparras picadas

1 pimenta dedo de moça sem sementes e nervuras, finamente picada

1 col sopa de folhas de estragão picadas

1 col sopa de Pastis

5 col sopa de azeite

suco de ½ limão

sal e pim do reino à gosto

cebolinha francesa picada, ramos de estragão e azeite para decorar

Misture todos os ingredientes menos os de decoração e deixe tomar gosto por 10 minutos.

Enforme uma porção individual e sirva sobre folhas verdes, decorado com as cebolinhas francesa picadas, um raminho de estragão e um fio de azeite, acompanhado de torradas.



CARPACCIO DE POLVO

2 polvos cozidos 2 tomates cortados em cubos bem pequenos 6 talos de cebolinha francesa muito bem picada casca ralada e suco de 1 limão siciliano

flor de sal

pim do reino branca azeite trufado e brotos para o acabamento No dia anterior cozinhe os polvos com bastante agua, sal, 1 cebola cortada ao meio e folha de louro até ficarem macios ( 1:30h, aprox.).

Uma dica: deixe a água ferver e segurando o polvo pela cabeça, mergulhe-o na água por 5 segundos e retire. Repita esta operação por 3 a 4 vezes. Isto ajudara os tentáculos a não enrolarem.

Tome cuidado ao manuseá-lo para não perder a pele.

Escorra bem o polvo, retire a cabeça e ainda quente enrole os polvos com papel plástico. Forme um cilindro bem apertado, leve ao congelador por 1 noite Retire o plástico e fatie o polvo em fatias bem finas, organize as fatias em pratos e mantenha na geladeira para descongelar. Uma vez descongeladas as fatias, escorra o líquido resultante, tempere o carpaccio com a flor de sal, pim do reino e a casca ralada e algumas gotas do suco de limão. Espalhe por cima o tomate cortado e cebolinha francesa. Finalize com azeite trufado e os brotos de rúcula, pode substituir os brotos por alface frise ou alguma outra folha de sua preferência.


AGUACHILE MEXICANO


O AGUACHILE é a resposta mexicana ao Seviche. Aparentemente surgiu em Sinaloa há algumas centenas de anos como um mistura de água quente e chiles para reidratar a carne seca. Depois evoluiu para uma mistura de água gelada, chiles e vegetais que acompanham frutos do mar, principalmente Camarões.

800 g de Camarões limpos 1 cebola roxa cortada em palitos 1 dente de alho 4 limões 2 tomates cereja verdes 1 pepino 1/2 maço de coentro 4 pimentas dedo de moça sem gavinhas e sementes Sal e Pim do reino a gosto Lave e limpe os camarões, escorra-os e coloque numa tigela com 1 xícara de suco de limão e sal a gosto. Feche com filme plástico e leve a geladeira por 2 h Retire os Camarões e reserve o caldo em que ficaram Fatie metade do pepino em fatias finas Descasque a outra metade e junto com as pimentas, o alho descascado, os 2 tomates, o líquido reservado, 4 pedras de gelo, sal e pim do reino, bata tudo no liquidificador Coe, coloque em tigelinhas junto com os Camarões e decore com os pepinos fatiados, cebola e folhas de coentro Uma interessante alternativa é o AGUACHILE ROJO A marinada é feita com chá de hibisco bem forte, um punhado de morangos, as pimentas, suco de 1 limão, uma pitada de açúcar, sal e pim do reino Bate-se, coa-se e coloca-se os Camarões acompanhados da cebola roxa, morangos finamente fatiados e folhas de coentro


SHIME SABA


Esta deliciosa receita de peixe em conserva do Japão dignifica a cavalinha, um peixe saborosíssimo ao qual não damos muito valor

2 cavalinhas bem frescas cortadas em filés

sal grosso suficiente para cobrir os filés de peixe

um pedaço de aprox. 20 cm de alga kombu

cebolinhas picadas e gergelim preto para decorar

gengibre ou nabo ralado para servir

Para a marinada:

1,5 xícara de vinagre de arroz

6 colheres sopa de açúcar

2 colheres chá de sal

2 colheres de sopa de shoyu

Coloque os files de cavalinha numa peneira e cubra-os com sal grosso. Deixe purgar por 30 minutos

Enquanto isto misture os ingredientes da marinada e passe um pano úmido na alga Kombu.

Lave os files em agua corrente e seque-os com papel toalha

Forre um recipiente de vidro com a alga, sobre ela coloque os files e cubra com a marinada

Deixe tomar gosto por 2 horas, virando os files de quando em quando

Retire os files, corte-os na diagonal em fatias de 1 cm de largura, arranje num prato, polvilhe com a cebolinha picada e o gergelim e sirva com gengibre/nabo ralado

59 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo